domingo, 20 de novembro de 2011

Preconceito no Brasil

O Brasil é um país onde a raça nunca foi restrita, há aqui uma variedade enorme de raças e culturas, afinal, muitos estrangeiros moram aqui hoje em dia e podemos perceber claramente que isso nunca foi um problema para os brasileiros. Aliás, os brasileiros são considerados totalmente flexíveis por sempre tentarmos nos adaptar com as culturas de diferentes países que aqui habitam. 
Porém, isso não ocorre em todo o Brasil, muitas vezes, por já nascermos com a ideia de que o negro ou o asiático é inferior ao branco, por exemplo, sempre acabamos guardando aquilo, sem demonstrar para ninguém, pois ao mesmo tempo também somos educados de que o preconceito é uma coisa ruim.
Por isso, há sim muito brasileiros preconceituosos internamente, e devido a isso nunca admitimos esse preconceito mesmo sabendo que ele existe. E para combatermos o preconceito é fundamental, primeiramente, admitir ele e assim tomar providências para ele acabar. Podemos perceber o preconceito aqui no Brasil pelo simples fato de que a maioria dos negros fazem um trabalho muito mais pesado do que os brancos e ainda assim ganham menos. Uma coisa polêmica também são as castas, algo muito contraditório, pois seu objetivo pode até ser bom, mas a real intenção é tentar mostrar para os outros países que o Brasil na tem preconceito.
Dessa forma, o Brasil vem criando leis que certificam uma boa forma de vida para negros, mesmo assim, como muitas outras leis sociais aqui no país, elas não têm seu devido respeito e são burladas, o que mostra mais ainda que parte da população brasileira é preconceituosa, mas se esconde em uma máscara falsa que usam para não demonstrarem isso.
Mas não é apenas o preconceito racial que presenciamos no Brasil, aqui há muitos outros tipos de preconceitos, por exemplo contra os homossexuais, nordestinos, ou pessoas de outros estados que moram no interior e por isso não sabem conviver em um meio urbano como cidades grandes.
Em São Paulo, temos um dos maiores exemplos de preconceito contra o homossexual, muitos grupos se unem para bater em homossexuais que estão apenas andando nas ruas paulistas. Ou então nordestinos que vão para a cidade grande com o objetivo de ter uma vida melhor sofrem preconceito por falaram de uma forma diferente ou ter costumes diferentes. 
São essas pequenas demonstrações preconceituosas com o próprio povo brasileiro que torna o Brasil um país subdesenvolvido, ou seja, enquanto houver esse grande número de preconceito, nunca iremos nos desenvolver internamente. Mas para isso mudar, precisamos acima de tudo admitir a existência deste preconceito.

Um comentário: