sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Preconceito contra os nordestinos

O preconceito contra os Nordestinos é bastante comum no Brasil. São Paulo, por exemplo, apresenta um alto índice de imigração de Nordestinos, sendo a região com mais Nordestinos no Brasil fora o próprio nordeste. Mesmo assim mostra um preconceito forte contra eles.
Esse preconceito tem origens racistas. A maior parte da população nordestina é formada por negros e mulatos enquanto a população mais ao sul, por ter sido mais colonizada por europeus, é formada por uma parcela maior de pessoas brancas.
Esse preconceito racista evoluiu até o ponto de que os habitantes dessas regiões mais ao sul chegassem à conclusão de que a falta emprego, a pobreza e a violência era culpa dos Nordestinos que para ali imigravam em busca de emprego e de uma vida melhor.
Tal argumento chega a ser invalidado pelo contribuindo como mão de obra barata para o desenvolvimento dessas regiões. Parte da população de estados ao sul também culpa os nordestinos pela eleição de políticos que são contrários à opinião deles, sendo que eles fizeram isso somente por ter uma opinião diferente e não por serem pouco inteligente como dizem alguns sulistas irritados com o desfecho das eleições.
Grupos neonazistas, como os skinheads, também são contra os nordestinos, além de negros, judeus, etc. Eles praticam artes marciais e frequentemente andam armados com correntes, soco inglês e revólveres, e atacam a minoria nordestina com o argumento de que ela é de uma raça inferior e sem cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário